top of page
O QUE É O GUIA DAS PERIFERIAS PARA DOADORES?
Este guia destina-se às empresas, instituições, financiadores e fundações que
se preocupam em reduzir os impactos da desigualdade de “dentro” para “fora”
na doação no Brasil. Isto é, estamos falando, diretamente, com aqueles que estão dispostos a olhar para dentro de suas próprias organizações, estejam dispostas a
parar de “varrer a poeira para baixo dos tapetes” e entenderam que já passou do
tempo de uma revisão ecossistêmica da filantropia e do ISP no Brasil.
DO QUE ESTAMOS FALANDO?
PLURALIDADE NAS EQUIPES E CONSELHOS
TRANSPARÊNCIA
Nosso levantamento buscou informações sobre a equipe gestora e conselhos das 50 organizações, disponíveis nos seus sites. Todavia, apenas 4% das organizações continham informações sobre gênero e/ou raça/cor. É alarmante que 94% das organizações não deixem explícito em seus sites o perfil da sua equipe e dos conselhos, dificultando o entendimento e análise sobre quem gerencia os recursos.
Muitas organizações periféricas, que necessitam de apoio, enfrentam dificuldades para encontrar quem possa ajudá-las na mobilização de recursos. A análise dos sites revelou que apenas 32% das organizações direcionam recursos para essas regiões. Além disso, as informações sobre linhas de financiamento e os passos para solicitar apoio raramente são explícitas nessas plataformas. Isso dificulta o mapeamento e a pesquisa para quem busca auxílio.
FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL
Do mapeamento das organizações que possuem editais, segundo aquelas que contemplam a periferia como público-alvo e quem não contempla. Temos que 82% não possui editais. Apenas 18% continham editais como forma de investimento para a execução de projetos, destes, 10% contemplam as organizações periféricas, contra 8% que não incluem a periferia como parte do seu público-alvo.
Diálogo com as periferias brasileiras
Estratégias de mobilização de recursos
Novas metodologias e ações
Transformação do setor
Atuamos por meio da escuta e da construção conjunta com quem já transforma e impacta os territórios.
bottom of page