Por que um fundo para desenvolver esse perfil de organizações?
As organizações da sociedade civil desempenham um papel importante na conquista de garantia de direitos e justiça social no Brasil. No entanto, em geral, são institucionalmente frágeis por diversos motivos. Recursos para seu desenvolvimento institucional são escassos. Doar para o fortalecimento institucional ainda é um TABU na cultura filantrópica brasileira.
Quem pode participar?
Organizações e coletivos periféricos que são da Rede PIPA! que focam no combate às desigualdades sociais, de gênero, raça e climáticas, têm orçamento anual igual ou inferior a R$ 100.000,000.
A Rede PIPA é a primeira rede periférica do Brasil voltada a debater o ecossistema de doação. Formada por organizações das cinco regiões do país, ela fortalece lideranças e promove uma ação coletiva no campo da filantropia e do investimento social privado. Ainda não é membro? Cadastre-se e fique elegível para o apoio do Fundo POP!
Iniciativa PIPA e Instituto ACP
Diante deste contexto desafiador, o Instituto ACP e a Iniciativa PIPA uniram forças para lançar o Fundo POP. Essa parceria estratégica busca ampliar o impacto das organizações de base comunitária que operam nos mais diversos territórios do Brasil, reconhecendo e potencializando seu papel fundamental na transformação social do país e aprender sobre o que significa apoiar o desenvolvimento institucional deste tipo de organziação e caminhos para fazer isso.
O que entendemos por organizações de periferias?
As periferias são territórios localizados em áreas urbanas e rurais marcadas por desigualdades socioeconômicas e violações de diversos direitos
e acessos. Elas são chamadas de maneiras diferentes em várias regiões do Brasil, refletindo
as nuances linguísticas e culturais do país. Favelas, periferia, bairros populares, comunidades, vilas são alguns dos termos usados pelo país. Mas uma grande marca do que chamamos periferias é a escassez de recursos filantrópicos e sociais privados.
Dada a dificuldade de se encontrar um termo único dentro do contexto social, ambiental e nacional e levando em conta que, para nós, a definição de periférica não se resume a uma região geográfica, mas sim, compreende organizações que estão na periferia do roteiro padrão de doações.